MP ajuíza ação contra a Câmara e pede que escritório de advocacia devolva os valores recebidos

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil pública para que a Justiça determine a nulidade do contrato entre Câmara de Madre de Deus e a Carrera Associados – Advocacia empresarial.

Além da rescisão contratual, também pede que o escritório de advocacia devolva os valores recebidos.
O MP destaca que seja imposta ao Legislativo a abstenção da celebração de contratações diretas de serviços advocatícios, por inexigibilidade de licitação, sem a presença dos requisitos legais.


“Diante do exposto, deve-se concluir, em primeiro lugar, que o manejo de ação civil pública para o controle do dever de boa administração prescinde da caracterização de prejuízo financeiro aos cofres públicos”, diz o documento.



A Lei Federal orienta que a licitação seja guiada pelo critério de “técnica e preço”, na
avaliação do Poder Público, tanto o aspecto puramente objetivo de preço), com outros de natureza mais diretamente relacionada ao prestador, mas passíveis de parametrização objetiva (técnica).

A denúncia aponta que foi apurado que ao longo dos anos, foram realizadas diversas contratações de serviços advocatícios pela Câmara.


“Não é possível afirmar que o vasto ramo do Direito Público constitui objeto ‘singular’ da prestação de serviços advocatícios, quando existentes centenas de escritórios de advocacia que militam nestas searas”, diz.


O MP pede ainda que o réu seja condenado a arcar com os ônus do processo, no valor de R$ 180 mil.

madresemmedia.com.br-mp-ajuiza-acao-contra-a-camara-e-pede-que-escritorio-de-advocacia-devolva-os-valores-recebidos-8066389-07.2023.8.05.0001-1-1

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2485 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*