Caso Nadinho: PMs e ex-agente são condenados pela morte do artista

Dois policiais militares e um ex-agente foram condenados, pela 1ª Vara de Auditoria Militar de Salvador, suspeitos de matar o artista plástivo Manoel Arnaldo Santos Filho, de 60 anos. O caso aconteceu na cidade de Candeias, na Região Metropolitana da capital baiana, em março de 2018, dentro do ateliê do artista.

A decisão, tomada pelo juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira, foi decretada no dia 5 de março deste ano. Os três policiais terão direito de recorrer em liberdade. O iBahia tece acesso ao documento nesta segunda-feira (11). Veja as penas estabelecidas:

Soldado Edvaldo Nunes de Almeida: pena em 2 anos e 8 meses de detenção (regime inicial de cumprimento da pena é o aberto)
Ex-soldado Leandro Santos Xavier: pena em 3 anos, 4 meses e 6 dias de detenção (regime inicial de cumprimento da pena é o aberto)
Soldado Dinalvo dos Santos Paixão: pena em 2 anos e 8 meses de detenção (regime inicial de cumprimento da pena é o aberto)
Ainda segundo a decisão, Leandro Santos Xavier teve uma pena maior porque foi o autor dos disparos que atingiram Nadinho. Edvaldo Nunes de Almeida e Dinalvo dos Santos Paixão também atiraram, mas os disparos não atingiram o artista.

Condenados pela morte de Nadinho foram afastados e demitidos
Em outubro de 2023, a Polícia Militar anunciou a demissão do então PM Leandro Xavier, depoia que a corporação concluiu o inquérito do caso.

Além da demissão, uma sanção disciplinar foi aplicada aos outros dois PMs que participaram da ação, Edvaldo Nunes e Dinalvo dos Santos. Os agentes estão detidos no Batalhão de Choque da PM.

Conforme a Polícia Militar, o inquérito instaurado pela corregedoria da corporação foi enviado à Justiça, junto com um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apurou a conduta dos militares.

A PM informou que o PAD concluiu que o policial militar demitido “desvirtuou a finalidade constitucional atribuída ao exercício da função pública e a confiabilidade da população na corporação militar baiana”.

Do IBahia

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2485 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*