Dr. Roberto enaltece tradição do São João e antecipa impacto financeiro positivo na região

O pré-candidato a prefeito Doutor Roberto Santos destacou a tradição do São João e antecipa o impacto do financeiro positivo na região.

Segundo ele, a festa junina voltou com força em 2023 e consolidando a festa popular do interior.


“São vários os destinos para curtir as festas juninas. Aqui na nossa região teremos festa junina em Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Candeias. Há também outros destinos como Amargosa, Cruz das Almas, Jequié entre outras cidades”, disse.

Na opinião do médico, o São João configura-se como uma festa popular que transmite e reforça as identidades culturais do Brasil.


Ele acrescenta que a tradição junina conta com a grande adesão do público.
Dr. Roberto aponta que as festas populares ganharam o “caráter comercial”, a partir de alterações urbanas que influenciaram na sua composição, impactando setores da indústria, como o turismo, a culinária, as artes e a mídia de forma positiva, que vai além dos padrões de consumo das festas.


“Assim, mesmo com a ressignificação das formas de comemorar o São João, além das variações da festa a partir das regiões brasileiras, há elementos tradicionais que fazem parte das comemorações. A exemplo, o uso da fogueira e outros efeitos visuais, como os fogos de artifício”, disse.

De acordo com o médico, os locais onde ocorrem o Arraiá, popularmente, conhecidos pelos festejos juninos, contam a presença de barracas que possuem a venda exclusiva para o São João, com fogos de artifício, comidas típicas e brincadeiras juninas.

Ele cita a culinária da festa com destaque para o milho como ingrediente base de muitas receitas, já que o mês de junho é a época para a colheita dele.

Com muito carinho e um toque de recordação, Dr. Roberto fala de forma espontânea sobre as músicas típicas do São João, que descrevem a história do povo nordestino.

“Compostas por instrumentos como o violão, o triângulo, o acordeão, a sanfona e o pandeiro, que guiam os ritmos do forró. Mas que também, nos últimos anos, abrem espaço para outros ritmos, como o sertanejo, Piseiro e o axé”, disse.

No entanto, o médico afirma que particularmente prefere as músicas do Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Santana, Gonzaguinha, entre outros que mantém a chama viva, seguindo a linha das composições juninas. Ele justifica que a sua opção musical é reflexo da origem de morador de zona rural.


“Desejo a todos os madredeusenses um ótimo São João de paz, amor e prosperidade, seguimos com a nossa constante crença de um futuro melhor para todos”, finalizou.

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2506 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*