“Queria que ela fosse presa”, diz motorista de app que sofreu injúria racial

O motorista de aplicativo Noelson Morais foi vítima de racismo enquanto estava levando uma passageira ao seu destino solicitado. O caso aconteceu por volta das 12hrs desta terça-feira (6), quando a passageira pediu ao motorista que desse uma ‘roubadinha’ na Avenida Tancredo Neves, em Salvador.

O Varela Net entrou em contato com Noelson, que relatou que até mesmo o filho da passageira, que parecia ter em média cerca de 10 anos de idade, chegou a xingá-lo.

“A passageira estava usando uma conta de um familiar dela. Ela solicitou a corrida no Shopping da Bahia e como eu estava próximo, aceitei a corrida que tinha como destino o Salvador Shopping. Ao entrar no carro ela pediu para que eu subisse em uma calçada para pegar a via principal. Em seguida eu falei que não tinha como fazer a manobra por conta das multas e tudo mais. Foi nesse momento que ela começou a me ofender e eu falei que iria deixá-la no mesmo local em que embarcou”, disse.

“Ao sair do carro ela me ofendeu mais ainda. Me chamou de merda, preto desgraçado e falido. Além disso o filho dela também me xingou, uma criança. Logo depois eu fui até a 16ª Delegacia e realizei o boletim de ocorrência”.

Após ter sido insultado e em seguida ir até a 16ª Delegacia Policial (DP), que fica localizada na Avenida Magalhães Neto, para prestar queixa, Noelson chegou a entrar em contato com a Uber para contar sobre o ocorrido com a passageira, mas o motorista contou que não recebeu nenhum suporte da plataforma.

“Tentei contato com a Uber de forma presencial, mas me informaram que o atendimento só poderia acontecer online. Ninguém da plataforma falou comigo nem mesmo me deu um suporte. Na verdade, é o que todos nós motoristas sabemos, pois eles se mostram mais proativos aos usuários. O motorista para a Uber é apenas mais um número”, afirmou.

O VNet entrou em contato com a Uber, que informou que a conta da usuária em questão foi desativada da plataforma após a denúncia. O aplicativo também afirmou que possui uma política de tolerância zero a qualquer forma de discriminação em viagens pelo aplicativo e que também reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam a plataforma.

Noelson ainda contou ao VNet que trabalha com o app há cerca de 4 anos e nunca tinha acontecido algo parecido. Ele também deixou a sua opinião sobre o que deveria ser feito com a passageira. “Queria que ela fosse punida e presa, para que isso sirva de lição para outras pessoas. Se ficar impune essa natureza de ofender vai acontecer com outras pessoas”, falou.

O motorista ainda disse que após o ocorrido não conseguiu mais continuar o seu trabalho e que acabou descobrindo que a passageira é de outro estado.

“Após o ocorrido eu não consegui mais trabalhar e só tive prejuízo na verdade. Fiquei tão nervoso que acabei caindo num buraco, fiquei parado um tempo e minha esposa me pedia para voltar pra casa. Ao chegar em casa minha família toda já sabia e estava arrasada com o caso”, contou.

“Através das redes sociais, eu acabei descobrindo que a passageira que me ofendeu não é daqui e sim de Fortaleza”, finalizou.

Noelson Morais ainda contou ao VNet que voltará a ser ouvido na 16ª DP na próxima sexta-feira (9) e, também espera que a passageira seja intimada.

Do; Varela Net

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