Pacientes destacam qualidade do atendimento no Hospital Municipal de Madre de Deus

Um levantamento realizado por meio de uma pesquisa de satisfação de paciente do próprio Hospital Municipal Dr. Eduardo Ribeiro Baiana, em Madre de Deus, revelou que pacientes classificaram como bom o atendimento e consideram o cuidado das equipes de saúde como humanizado.

Desde que assumiu a gestão do Hospital, o Instituto de Gestão Saúde e Tecnologia (IGST), em parceria com a Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo uma série de mudanças em diversos setores da unidade para melhorar o atendimento aos usuários e funcionários.

O questionário aplicado para pacientes que passaram por atendimento nos diversos setores que compõem o complexo hospitalar no mês de janeiro deste ano, revelou um índice geral de satisfação no avanço dos serviços prestados à população comparado ao ano 2019. Através da pesquisa foram avaliadas as percepções dos pacientes do Hospital em quatro blocos, que contemplam a análise da Saúde, Refeição, Higiene e Serviços de Apoio.

O destaque da pesquisa de satisfação ficou por conta da avaliação dos pacientes no âmbito da internação. Os critérios que consideraram “atendimento dos profissionais” e “segurança ao ser atendido pela equipe” tiveram índice de satisfação bastante elevado. Além disso, neste mesmo bloco, a avaliação quanto “higienização e conforto do quarto”, “informações e atendimento às necessidades do paciente” e “nutrição/alimentação” também tiveram aumento de satisfação.

Segundo  o Instituto, o atendimento médico teve um aumento de 19%, enfermagem 55%, exames laboratoriais e serviços social em 26%. Nos serviços de nutrição e apresentação das refeições 20%. A higiene e limpeza da unidade teve avanço de 20%, rouparia 27% e apresentação das acomodações em 21% comparado ao ano passado. Os serviços de apoio da unidade também se destacaram na opinião dos pacientes. De acordo com os dados, o serviço de portaria teve um aumento de 19%. Acolhimento 24% e alta hospitalar 17%. De dezembro de 2019 a janeiro deste ano, o hospital já realizou 140 internações.

Os números são expressivos. Além de demonstrar de forma geral a qualidade do atendimento prestado, reforçam o trabalho de excelência realizado pelos profissionais que atuam no Hospital Dr. Eduardo Ribeiro Baiana, tendo a humanização e a atenção integral como essência do cuidado com as pessoas.

“Sabemos que por mais que nossa avaliação tenha sido positiva, trabalhamos dia após a dias em busca de uma saúde pública cada vez melhor. Nosso objetivo é atender nossos clientes da melhor maneira possível. Aqui existe um grupo de colaboradores que acima de tudo valorizam o trabalho e respeito ao próximo, prestando o atendimento necessário aos que aqui procuram, colocando-se ao lado do paciente, como paciente. Pois sabemos que o que importa é a satisfação de nossos usuários e sem eles não estaríamos aqui trabalhando”, destacou a direção.

Confira os dados no gráfico abaixo com resultado.

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