Um levantamento realizado por meio de uma pesquisa de satisfação de paciente do próprio Hospital Municipal Dr. Eduardo Ribeiro Baiana, em Madre de Deus, revelou que pacientes classificaram como bom o atendimento e consideram o cuidado das equipes de saúde como humanizado.
Desde que assumiu a gestão do Hospital, o Instituto de Gestão Saúde e Tecnologia (IGST), em parceria com a Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo uma série de mudanças em diversos setores da unidade para melhorar o atendimento aos usuários e funcionários.
O questionário aplicado para pacientes que passaram por atendimento nos diversos setores que compõem o complexo hospitalar no mês de janeiro deste ano, revelou um índice geral de satisfação no avanço dos serviços prestados à população comparado ao ano 2019. Através da pesquisa foram avaliadas as percepções dos pacientes do Hospital em quatro blocos, que contemplam a análise da Saúde, Refeição, Higiene e Serviços de Apoio.
O destaque da pesquisa de satisfação ficou por conta da avaliação dos pacientes no âmbito da internação. Os critérios que consideraram “atendimento dos profissionais” e “segurança ao ser atendido pela equipe” tiveram índice de satisfação bastante elevado. Além disso, neste mesmo bloco, a avaliação quanto “higienização e conforto do quarto”, “informações e atendimento às necessidades do paciente” e “nutrição/alimentação” também tiveram aumento de satisfação.
Segundo o Instituto, o atendimento médico teve um aumento de 19%, enfermagem 55%, exames laboratoriais e serviços social em 26%. Nos serviços de nutrição e apresentação das refeições 20%. A higiene e limpeza da unidade teve avanço de 20%, rouparia 27% e apresentação das acomodações em 21% comparado ao ano passado. Os serviços de apoio da unidade também se destacaram na opinião dos pacientes. De acordo com os dados, o serviço de portaria teve um aumento de 19%. Acolhimento 24% e alta hospitalar 17%. De dezembro de 2019 a janeiro deste ano, o hospital já realizou 140 internações.
Os números são expressivos. Além de demonstrar de forma geral a qualidade do atendimento prestado, reforçam o trabalho de excelência realizado pelos profissionais que atuam no Hospital Dr. Eduardo Ribeiro Baiana, tendo a humanização e a atenção integral como essência do cuidado com as pessoas.
“Sabemos que por mais que nossa avaliação tenha sido positiva, trabalhamos dia após a dias em busca de uma saúde pública cada vez melhor. Nosso objetivo é atender nossos clientes da melhor maneira possível. Aqui existe um grupo de colaboradores que acima de tudo valorizam o trabalho e respeito ao próximo, prestando o atendimento necessário aos que aqui procuram, colocando-se ao lado do paciente, como paciente. Pois sabemos que o que importa é a satisfação de nossos usuários e sem eles não estaríamos aqui trabalhando”, destacou a direção.
Confira os dados no gráfico abaixo com resultado.
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