Fiés e turistas celebram tradicional festa do Senhor do Bonfim em Madre de Deus

A tradicional lavagem do Bonfim, em Madre de Deus, foi realizada na manhã deste domingo (14). O ritual mistura católicos e adeptos do candomblé, configurando um dos maiores exemplos de sincretismo religioso do país.

O festejo começou às 10h da manhã quando os participantes se reuniram na igreja Matriz para dar início à caminhada até a igreja do Bonfim – localizada na praia, a capela foi construída em 1915 pertencia a Dona Zizete Veloso (em memória).

O cortejo contou com a participação de autoridades políticas, comunidade e as tradicionais baianas. Depois de pouco mais de quarenta minutos a procissão chegou até a igreja do Bonfim, e as Baianas molharam com água de cheiro a frente da pequena igreja como manda a tradição, que se repete todo ano, completando à 27ª edição.

A Lenda
Reza a lenda, que dona Zizete prometeu construir uma capela caso fosse abençoada por um milagre. Conforme a lenda, o milagre veio através da cura de um ente querido. Satisfeita com a graça alcançada, ela construiu a pequena igreja do Bomfim.


A campanha antecipada
A campanha política antecipada marcou a procissão, com o apoio de carro de som, o musico enaltecia o gestor e vereadores. Por outro lado, os candidatos da oposição seguiam no meio da procissão com camisas personalizadas destacando o grupo e distribuindo abraços. Vários políticos participaram do cortejo pela fé, de conquistar votos.

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

About madresemmedia 2572 Articles
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*