Fiés e turistas celebram tradicional festa do Senhor do Bonfim em Madre de Deus

A tradicional lavagem do Bonfim, em Madre de Deus, foi realizada na manhã deste domingo (14). O ritual mistura católicos e adeptos do candomblé, configurando um dos maiores exemplos de sincretismo religioso do país.

O festejo começou às 10h da manhã quando os participantes se reuniram na igreja Matriz para dar início à caminhada até a igreja do Bonfim – localizada na praia, a capela foi construída em 1915 pertencia a Dona Zizete Veloso (em memória).

O cortejo contou com a participação de autoridades políticas, comunidade e as tradicionais baianas. Depois de pouco mais de quarenta minutos a procissão chegou até a igreja do Bonfim, e as Baianas molharam com água de cheiro a frente da pequena igreja como manda a tradição, que se repete todo ano, completando à 27ª edição.

A Lenda
Reza a lenda, que dona Zizete prometeu construir uma capela caso fosse abençoada por um milagre. Conforme a lenda, o milagre veio através da cura de um ente querido. Satisfeita com a graça alcançada, ela construiu a pequena igreja do Bomfim.


A campanha antecipada
A campanha política antecipada marcou a procissão, com o apoio de carro de som, o musico enaltecia o gestor e vereadores. Por outro lado, os candidatos da oposição seguiam no meio da procissão com camisas personalizadas destacando o grupo e distribuindo abraços. Vários políticos participaram do cortejo pela fé, de conquistar votos.

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2416 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*