Peixes mortos são encontrados após vazamento de óleo em unidade operada pela Transpetro em Madre de Deus

Peixes mortos foram encontrados neste sábado (24) em Madre de Deus, após o vazamento de óleo em um manguezal, na madrugada do sábado (24). De acordo com denúncia, a Transpetro é a responsável pelo derramamento da substância no Terminal Marítimo da cidade.

Representantes dos pescadores querem correção do problema e investigação dos órgãos de fiscalização. Segundo eles, animais marinhos foram encontrados mortos após serem atingidos pelo óleo.

Em entrevista ao Portal Massa, a advogada Juliana Miranda Castro informou que os derrames de óleo são recorrentes e enfatizou que medidas judiciais serão tomadas contra os responsáveis.

“Nenhuma informação é repassada aos principais afetados. A população, especialmente os pescadores e marisqueiras que sofrem diariamente os prejuízos da degradação contínua, precisa ser informada. A responsabilidade será apurada e medidas judiciais serão adotadas para a devida reparação”, iniciou.


“O vazamento de óleo havia sido denunciado há um mês, e a mesma empresa negou o ocorrido. Somente após pressão da comunidade e da imprensa, informaram que o vazamento havia sido supostamente contido. Agora, a comunidade se depara com um novo vazamento de óleo de proporções devastadoras para o meio ambiente”, pontuou a advogada.


Impacto ambiental gera preocupação

O líder comunitário Zé Túnel afirmou que o manguezal está completamente coberto por óleo e destacou a preocupação com o impacto ambiental causado pelo novo episódio. “Desde a madrugada, os pescadores estão ligando para a associação para comunicar sobre o vazamento. De manhã, fomos no manguezal e constatamos o desastre. Há muito óleo saindo de um oleoduto/canaleta da Acelen e Transpetro que desemboca no local. Já denunciamos a situação para o INEMA, e a comunidade de pescadores está preocupada, pois o vazamento é recorrente”, completou.

Transpetro confirma vazamento
A reportagem do Portal Massa entrou em contato com a Transpetro, que confirmou o vazamento de óleo na região. A empresa informou que “identificou perda de contenção em uma tubulação do Terminal de Madre de Deus (BA), o que resultou em vazamento de cerca de 20 litros de água oleosa.”

Em outro trecho da nota, a Transpetro afirmou que o vazamento foi contido e que equipes foram mobilizadas para realizar a limpeza da área. Além disso, pontuou que parte da substância oleosa “atingiu a faixa de areia próxima ao terminal, enquanto uma parcela menor chegou ao mar.”

Com informações do Portal Massa

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2485 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*