Salvador: PF deflagra operação contra fraudes no Auxílio Emergencial

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), em Salvador, a Operação ‘Parcela Nordestina’ visando combater fraudes ao Auxílio Emergencial, benefício disponibilizado pelo Governo Federal à população. Além da capital baiana, a ação é realizada em outras duas cidades nordestinas: Maceió (Alagoas) e Natal (RN). Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, e um mandado judicial de afastamento de sigilo bancário referente aos investigados.

Conforme a PF, no aplicativo “Caixa Tem”, da Caixa Econômica Federal, aproximadamente 51 contas do Auxílio Emergencial foram fraudadas. Os valores depositados foram transferidos para contas vinculadas aos fraudadores e para pagamentos de boletos bancários emitidos pelos próprios suspeitos, resultando num prejuízo inicial apurado superior a R$ 50 mil.

Mas as investigações apontam que a fraude seja muito maior, na medida em que os dados se referem a curtos períodos analisados de no máximo 16 dias, entre abril e maio de 2020, e apenas àquelas fraudes contestadas pelas vítimas. Com o prosseguimento da apuração, será possível determinar o valor exato do desvio, bem como a eventual participação de outras pessoas.

Os autores das fraudes responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude (art. 155, § 4º, II, Código Penal), com pena de 2 a 8 anos de reclusão. E possivelmente ao crime de associação criminosa do art. 288 do CP.

A PF realiza operação em conjunto com: Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União, instituições que participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE).

Do: Varela Net

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2495 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*