Super Lua azul iluminou céus em todo Brasil

Acontece na quarta-feira (30), a última superlua de 2023. Segundo astrônomos, a lua estará maior e mais brilhante, pois ocorrerá o chamado ‘perigeu’, quando o ponto da órbita ficará com máxima aproximação da Terra com distância de ‘apenas’ 357.181 quilômetros.
Geralmente, a distância entre a lua e a Terra é de 384.400 quilômetros.

O fenômeno acontece quando é lua cheia ou lua nova, como explica a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional – unidade de pesquisa vinculada ao MCTI. “A superlua acontece na lua cheia ou lua nova, isso porque ela fica 90% próxima do perigeu, que é o ponto da órbita da Lua mais próxima da Terra”, disse em entrevista à imprensa nacional.

Segundo Josina será possível observar a superlua a olho nu, porém na Paraíba e nos outros estados que têm como base o horário de Brasília, o fenômeno estará em seu ‘ápice’ às 22h35. O fenômeno da segunda lua cheia em um mesmo mês é chamado de ‘lua azul’, apesar da referência não haverá tonalidade na cor da lua, de acordo com a Nasa.

“A Super Lua cheia tem uma coisa muito legal que a gente vê a noite toda. Também é bem interessante, por conta de uma ilusão de ótica que observamos uma lua maior perto do horizonte. Então quem puder olhar para a Lua perto do horizonte vai achar que ela está maior e com um colorido diferente, as vezes mais amarelado, avermelhado, segundo as partículas que estão na atmosfera”, completou Josina.

Origem do termo

Segundo a astrônoma do Observatório Nacional, o termo “superlua” foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Ele escreveu que receberia o selo “super” uma lua cheia que ocorre com a lua no perigeu ou até 90% próxima desse ponto. Não está claro por que ele escolheu o corte de 90% em sua definição. Como o termo não é originalmente científico, instituições astronômicas podem divergir sobre a distância da Lua em relação à Terra que caracteriza a superlua.

Previsão do tempo na Paraíba

Dados da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) apontam que todas as regiões do estado devem ter céu parcialmente nublado ao longo do dia. A temperatura poderá chegar a até 18º na região do Brejo paraibano.

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2507 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*