Moraes determina afastamento de Ibaneis do governo do Distrito Federal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por 90 dias. A decisão, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (9), acontece após a tentativa de golpe de estado dos bolsonaristas em Brasília. 

Moraes adotou a medida no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, do qual ele é relator. As forças de segurança do DF não conseguiram conter o avanço dos bolsonaristas radicais, que invadiram os três poderes e destruíram o patrimônio público. Para tomar a decisão, o ministro do Supremo analisou os pedidos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União (AGU). 

“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”, diz trecho do documento assinado por Moraes, que ainda chamou os atos de “desprezíveis”.

“Os desprezíveis ataques terroristas à democracia e às Instituições Republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores e os anteriores e atuais agentes públicos coniventes e criminosos, que continuam na ilícita conduta da prática de atos antidemocráticos”, completou. 

Antes de ser afastado, Ibaneis gravou um vídeo na noite de domingo em que pedia desculpas ao presidente Lula pelo episódio. É de obrigação das Forças de Segurança do Distrito Federal zelar pelos prédio da capital federal.

Do: Varela Net

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2488 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*