O Historiador e Bacharel em Direito, professor Mário Ângelo Barreto, 44 anos, afirmou para nossa reportagem que é pré-candidato a prefeito de Serra Preta, município a 160 km de Salvador. Mário Ângelo começou cedo na política em 1993, no movimento estudantil na Escola Estadual Renato Medeiros Neto no distrito de Bravo. Neste mesmo ano, foi fundador e o primeiro presidente do PT em Serra Preta, chegando a ocupar a vaga de Delegado Estadual do PT na Bahia. Se destacou com a bandeira política voltada para os estudantes de baixa renda. “Naquela época, praticamente, apenas a classe média do município alcançava uma vaga na Universidade. Quebramos isso com muita luta e persistência”, afirma. É atualmente o principal defensor do Tombamento Histórico da cidade de Serra Preta, que foi elevada a vila em 1722. “O Tombamento, além de ajudar a conservar a cidade, trará renda e emprego para toda a região”, garante.
Mário Ângelo nunca assumiu nenhum cargo eletivo em Serra Preta, mas foi candidato a vice-prefeito em 1996 e foi suplente de vereador em 2008. “Foram momentos importantes, mas difíceis. O município era administrado por uma oligarquia, que usava diversas estratégias eleitorais para impedir quaisquer mudanças”, lembra. Desta vez, Mário Ângelo Barreto se lança pré-candidato a prefeito com o apoio do PSB. Segundo Barreto, a experiência política e a capacidade técnica para administrar são diferenciais para superar o estágio de atraso que se estabeleceu em Serra Preta. “Queremos mudanças de verdade. Não se pode achar que muda a vida do povo apenas postando fotos de extrato da realidade em rede social”, analisa.
A pré-candidatura do professor Mário Ângelo Barreto tem apoio de lideranças da base que elegeu prefeito atual. “É verdade que ajudamos o prefeito atual de Serra Preta a se eleger, mas o ‘modus operandi’ dele é piramidal e não conseguiu construir democraticamente o que planejamos na campanha, principalmente no campo da Educação e Cultura, onde nos comprometemos a ajudá-lo”. Para Barreto, a administração atual podia avançar muito, mas se perdeu ao desarticular o próprio grupo político vitorioso.
Segundo o pré-candidato, Serra Preta tem um grande potencial para desenvolver. “A nossa meta inicial é simples: vamos juntar todos que defendem uma mudança de verdade. Sou hoje pré-candidato a prefeito, mas vamos conversar com todos pré-candidatos que possuem independência política. Se a gente conseguir juntar todos, Serra Preta dará um salto histórico jamais visto”. Para Mário Ângelo, o PSB estará aberto para a juventude e para as famílias de bem. “O partido vai aceitar a contribuição de todos, desde que a ética e a moralidade política não sejam afetadas. Serra Preta merece o melhor sempre”.
sou filha de serra preta senhor Maria mas a politica da nossa cidade virou, uma briga de poderes que leva mais ,e uma vergonha ,e que perde e a população pobre que fica no meio da grande sujeira ,concorda senhor Mario.
Olá Maria. Os fatos dizem por si só. Realmente concordo com você. Vamos lutar para mudar esta triste realidade. Um abraço!