Ações de segurança reduzem índice de crimes violentos em Madre de Deus e outras três cidades da RMS

Foto: divulgação

As ações de segurança implantadas no município de Madre de Deus e em outras quatro cidades da Região Metropolitana de Salvador, vêm sendo essenciais na prevenção e no combate à violência, resultando na redução dos índices de criminalidade. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA), Madre de Deus e Candeias, estão entre as que apresentaram maiores reduções nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), em 2019.

Ainda segundo a SSP, com reduções nos três últimos anos, Madre de Deus encerrou 2019 sem registro de crimes contra a vida, o que representa uma diminuição de 100%, comparado a 2018, quando foram contabilizados cinco casos. Em 2017 aconteceram nove ocorrências.

Candeias, considerada uma das maiores cidades da Bahia, também se destacou no último ano, quando registrou 47 CVLIs, número 24,19% menor do que em 2018, ano em que ocorreram 62 mortes. As reduções são reflexos dos esforços da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) – unidade ordinária responsável pelas respectivas cidades –, e de especializadas, em parceria com a Polícia Civil (17ª e 20ª Delegacias Territoriais).

Lauro de Freitas e Simões Filho apresentaram quedas de 21,1% e 7,7%, respectivamente, completando a lista. Vista como porta de entrada do Litoral Norte da Bahia, Lauro teve 86 registros de CVLIs, em 2019. No ano anterior, a polícia contou 95 casos.

Já Simões Filho, que em 2018 teve 104 ocorrências, contabilizou no ano passado 96 casos, oito a menos. Nestes dois últimos municípios, as 52ª e 22ª CIPMs e 23ª e 22ª (Dts) são as unidades encarregadas pelas ações preventivas e repressivas que influenciam diretamente diminuições dos índices criminais.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*