Prefeitura de Madre de Deus requalifica e entrega Casa dos Programas Sociais

Foto: Igor Tomas/Ascom Prefeitura

A Casa dos Programas Sociais, localizada na Área de Lazer, foi entregue para população nesta quarta-feira (18), em Madre de Deus, após requalificação. O espaço que vai atender os beneficiários de programas como Madre Social e Bolsa Família, foi instalado em cima do PSF-4.

A intervenção contou com mudanças na estrutura e troca de equipamentos. Além disso, o espaço ganhou um auditório para 80 pessoas, sala de capacitação, cozinha experimental, sanitários para deficientes, fraldário e todas às salas são climatizadas.

O Bolsa Família é um benefício concedido pelo Governo Federal e recebe apoio da Prefeitura, que realiza a logística de cadastro e atendimento dos beneficiados. Neste mês, 2.300 famílias estão recebendo o auxílio. Já o Madre Social é um auxílio às pessoas de baixa renda exclusivo da gestão municipal e beneficia cerca de 1.000 famílias.

No Bolsa Família, o auxílio financeiro varia entre RS 89,00 a RS 617,00. Já no Madre Social o auxílio é de R$ 100,00 a RS 300,00. Em ambos os casos, os valores são determinados pela quantidade de pessoas nas famílias. Estão aptos a receber auxílio financeiro os cidadãos cuja renda mensal é até meio salário mínimo (renda per capita).

Segundo a secretária Naiara Cardoso, além dos benefícios serem determinantes para o sustento das famílias, os valores representam uma “injeção de renda” na economia local. “Lutamos por uma assistência social que não seja ‘assistencialista’ e sim inclusiva. Por exemplo, ao ceder os valores ao invés de dar cestas básicas, as pessoas escolhem sua alimentação”, afirma.

Ela ressalta ainda que somente o Bolsa Família injeta cerca de RS 300.000,00 mensalmente na economia de Madre de Deus.

O prefeito Jeferson Andrade desatacou que a intervenção é um compromisso da equipe da gestão municipal que entrega à população espaços de qualidade para o atendimento ao cidadão. O prefeito destaca ainda que o seu trabalho é para “valorização e ressignificação do ser humano”.

O chefe do Executivo classifica a nova sede como uma “questão de identidade dos programas”.

“Aqui você pode ser atendido com muito mais privacidade porque não está misturado com outras ações da prefeitura. Com muita mais carinho e atenção. Eu estou muito feliz em entregar esse equipamento para os beneficiários dos programas”, comemorou.

O prefeito em breve deverá anunciar o nome do novo gestor da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Diversos secretários prestigiaram o evento, assim como da base vereadores Joyce Lima (PRB) Cláudia Copque (PSB), Renato de Martins (PSD). Durante o ato, Gilson Lima, gestor do Bolsa Família em Madre de Deus, e Rita de Cássia Rodrigues, gestora do Madre Social, proferiram algumas palavras que enfatizaram a importância do novo espaço.

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2477 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*