Coloração alaranjada do céu chama atenção de moradores no fim de tarde em Madre de Deus

Coloração é resultado de fenômeno comum de dispersão de partículas de luz solar na atmosfera

Foto - Prefeitura de Madre de Deus.

Moradores de Madre de Deus e Região Metropolitana de Salvador registraram um entardecer alaranjado nesta quinta-feira (14). Apesar da beleza deslumbrante, perfeita para encher o Faceboock e Instagram de imagens inesquecíveis, o fenômeno tem nome e é relativamente comum no amanhecer e entardecer. De acordo com meteorologistas do Climatempo, este fenômeno é explicado pela teoria conhecida como “espalhamento Mie”. O fenômeno ótico é chamado também de Dispersão de Rayleigh.

Os especialistas explicam que a luz que vem do Sol é espalhada ao interagir com as partículas na atmosfera. Ao amanhecer, o caminho que a luz precisa atravessa na atmosfera é maior, e na presença de partículas maiores em suspensão, como poluição, poeira, spray marinho – que é o sal que fica suspenso no ar – e ainda fragmentos da fauna e da flora, faz com que as cores com menor comprimento de onda, como o azul, sejam “barradas”.

Apesar da estranheza, muita gente compartilhou fotos do fenômeno nas redes sociais.
Confira:

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2475 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*