Nesta quinta-feira (11/5) é comemorado o Dia Nacional do Reggae. A data foi escolhida em 2012 e instituída nacionalmente para homenagear o cantor e compositor Bob Marley, conhecido como o rei do reggae. Natural da Jamaica, o artista ficou conhecido por transmitir positividade para o mundo, com suas canções que falam sobre amor, paz e, também, respeito à mãe natureza. Bob, porém, morreu jovem, com apenas 36 anos, no dia 11 de maio de 1981, nos Estados Unidos, em decorrência de um câncer de pele [Melanoma].
O estilo musical carrega uma essência única. Se trata de um ritmo lento, com batidas marcadas e altamente dançante. Além disso, as letras das músicas também fazem críticas sociais, que envolvem questões sobre preconceito, desigualdade, fome e outros problemas.
Porém, para os brasileiros, além de Bob Marley, existe outra referência quando o assunto é “fazer um reggae”. Nascido em 1955 na cidade de Cachoeira, a 170 quilômetros de Salvador, o cantor e compositor Edson Gomes começou sua carreira aos dezesseis anos, após ganhar um concurso de música.
Esbanjando sua popularidade, o autor de diversos discos de sucesso recebe um carinho especial dos baianos.
Show de Edson Gomes em Salvador
No dia 21 de maio, Edson Gomes desembarca na capital baiana, junto com seu filho, Jeremias Gomes, para a realização de seu show que acontecerá no Parque da Cidade. A apresentação é gratuita e será realizada em comemoração ao Dia do Reggae.
Os artistas estarão acompanhados pela Banda Dilúvio e Banda Familly Reggae. Além dos shows, a festa contará com outros serviços como gastronomia, workshop de bateria, palestras sobre o empoderamento feminino, dissertações sobre a história do reggae, moda, artesanatos, literatura e muito mais.
Do Aratu Online
Be the first to comment