Explosão em navio no Porto de Aratu de Candeias assusta moradores: ‘Vi subindo uma bola de fogo e uma fumaça preta’

Uma explosão em um navio por volta das 12h desta quinta-feira (9), no Porto de Aratu de Candeias, assustou moradores da comunidade quilombola da Boca do Rio. Conforme a Marinha do Brasil, o incêndio foi controlado pelo pessoal de bordo, não houve feridos e não foi constatada a presença de vestígios de poluição hídrica.

De acordo com a Marinha, o caso aconteceu no navio gaseiro “Forte de São Marcos”, que encontra-se atracado no Terminal Portuário de Aratu. Imediatamente, uma Lancha de Inspeção Naval Blindada foi deslocada da Base Naval de Aratu para o local.

Segundo a instituição, também foram enviadas ao local três equipes de Inspeção Naval da CPBA – uma por terra e as outras duas por via marítima – para iniciar a apuração e garantir a segurança da navegação.

As causas e responsabilidades da explosão serão determinadas em Inquérito Administrativo instaurado pela Marinha do Brasil.

Em nota, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) que foi uma explosão isolada, ocorrida durante o processo de desgaseificação dos tanques do navio, que precedem todas as operações de recebimento de gases.

Segundo a Codeba, todos os protocolos de segurança na área portuária foram seguidos. A empresa proprietária do navio relatou à companhia que não houve vítimas e que, por causa dos tanques conterem apenas Nitrogênio (gás inerte), não há risco de nova explosão.

Após a explosão, moradores da da comunidade quilombola da Boca do Rio fizeram imagens que mostravam o navio com muita fumaça.

“Foi um negócio feio. Foi um estrondo, a casa do meu vizinho do primeiro andar tremeu toda. Começou a sair uma fumaça preta e depois diminuiu com uma fumaça branca”, contou.

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foram acionados e também foram ao local. Além de funcionários da Prefeitura de Candeias, Defesa Civil do Município e Secretaria de Meio Ambiente e uma equipe de brigadistas.

Do: G1

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2482 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*