Administração Municipal realiza Conferência de Assistência Social em Madre de Deus

A Prefeitura de Madre de Deus e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram hoje (19), no CRAS, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O tema do evento neste ano foi “Assistência Social: Direito do povo, com Financiamento Público e Participação Social”.

Segundo o prefeito Jeferson Andrade, “a assistência social deve ser voltada à garantia de direitos. E em Madre de Deus não temos somente uma política de assistencialismo. Procuramos respeitar a dignidade do ser humano, com apoio e subsídio para o cidadão através de oferta de serviços de saúde, educação e alternativas para os diversos segmentos da população, como os idosos”. Ele salientou que Madre de Deus conta com a Universidade Empreendedora da Terceira Idade (Uniativa).

De acordo com o coordenador do evento, o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Sérgio Teiu, o objetivo do encontro foi discutir os avanços e retrocessos da política de assistência social no país. “Madre de Deus tem diversos programas de assistência social. A educação em tempo integral, por exemplo, tem interface, com a assistência social, porque fornece alimentações durante o dia para os estudantes”.

Ele também afirmou que o investimento em assistência social da Prefeitura de Madre de Deus tem crescido a cada ano. Através do Programa Bolsa Social Familiar, por exemplo, a Prefeitura investe cerca de R$ 154.000,00 mensalmente, beneficiando 860 famílias. O gestor também citou o Bolsa Atleta, realizado pela Secretaria de Esportes, que beneficia 87 atletas. Já o Bolsa Universitária é um apoio que contempla cerca de 600 universitários.

De acordo com o secretário, a conferência foi um espaço de diálogo entre o Poder Público Municipal, ONGs e sociedade civil organizada. “A minha expectativa com este evento e outros que estão sendo realizados Brasil afora é sensibilizar o Governo Federal sobre a importância da manutenção e avanços dos programas de assistência social”, frisou Paulo Sérgio Teiu.

Também presente ao evento, o secretário de Cultura e Turismo, Marden Lessa, frisou que “um encontro como esse tem a importância de aproximar o Poder Público e a população. Afinal, é muito importante que os cidadãos sejam partícipes no processo de direcionamento das políticas públicas”.

A mesa do evento foi composta pelo secretário Paulo Sérgio Teiu; Joyce Honorato; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; Sumaia Teles, representante do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Já a palestra foi proferida por Taise Viana, assessora técnica da Secretaria Estadual de Justiça e Desenvolvimento Social (SJDHDS). A secretária municipal de Educação, Eranita Brito (Nita), também participou do encontro.

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2444 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*