Turistas reclamam da cobrança de consumação em praia de Madre Deus

Turistas que estão frequentando a praia do Bonfim em Madre de Deus, estão reclamando que alguns comerciantes cobram consumação mínima. Um turista registrou a cobrança na manhã deste domingo (20). No local, só era permitido permanecer se consumisse um valor de 80 reais, segundo o turista, em outras barracas o valor cobrado chegava até 150 reais.

Veja o vídeo


O Procon informa que está cobrança é indevida e o consumidor deve denunciar os casos.

O inciso I do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor prevê a proibição da cobrança de consumação mínima em qualquer circunstância: ‘Art. 39. – É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos’.

Cobrança

Um garçom que não quis se identificar, disse que na barraca onde trabalha a cobrança não acontece. “Realmente fica chato. Eu não proíbo o cliente trazer cerveja, eles sentam eu vou atender do mesmo jeito, como qualquer outra pessoa”, disse.

A reclamação da cerveja mais cara também é unânime entre os frequentadores da praia do Bonfim. A estudante Adriana Araújo conta que tem presença assídua nesse trecho da praia e não aprova os novos preços. “Está tudo muito caro”, disse ela, que negociou para não pagar pelas cadeiras e sombreiro. “Para eu ficar e consumir, o vendedor me liberou do aluguel dos equipamentos”, comemora.

Uma amiga de Adriana, também estudante, para tentar reduzir os custos ela contou que tem levado as bebidas de casa para praia, mas que o gasto com a comida tem a desanimado de voltar. “Faz uns 5 anos que a gente vem para cá e estamos vendo que todo ano as coisas estão aumentando, mas do ano passado para cá tudo aumentou. Isso desanima demais. Acaba que você não vem porque pode pagar um preço mais em conta na casa, mas vai gastar muito mais na praia”.

O telefone do Procon para denúncias deste tipo é o (71) 3116-8521.

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2444 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

2 Comentários

  1. Isso é um absurdo, cada dia que passa estão expulsando mais os banhistas, as autoridades precisam tomar providências. Em Salvador não é diferente, estão abusando de uma área publica.
    Acorda autoridadessssss!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*