Projeto recolhe e distribui leite materno para bebês em maternidades da Bahia

Mulheres que quiserem se tornar voluntárias devem ligar para os bancos de leite das maternidades Climério de Oliveira (71-32839264) e Iperba (71-31165118).

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Atualmente com 60 mulheres voluntárias, o projeto ‘Bombeiro Amigo do Peito’ recolhe doações de potes cheios de leite materno e distribui para as maternidades Iperba – Instituto de Perinatalogia da Bahia – e Climério de Oliveira, ambas em Salvador. Com dez coletas diárias, o leite é direcionado a crianças prematuras ou com algum problema de saúde que, por algum motivo, não podem ser amamentados pelas próprias mães.

A coordenadora do projeto, subtenente do 12º Grupamento de Bombeiros Militares, Joice Gonçalves, explicou que, semanalmente, são distribuídos kits de coletas para as mães doadoras. “Depois de sete dias, retornamos à casa das mulheres voluntárias para entregar mais material de armazenamento e pegar os vasilhames de leite”.

Uma das doadoras é a advogada Juliana Brandão, mãe do pequeno Antônio, de apenas dois meses. “Eu tinha muito leite e precisava extraí-lo, mas, infelizmente, acabava jogando fora. Sempre tive muita vontade de doar, pois, além de nutrir, o leite protege contra doenças. Por isso entrei em contato com o banco de leite e agora me sinto privilegiada por fazer parte desse projeto e partilhar amor e vida”, conta a advogada.

Um pote de leite materno doado pode suprir a necessidade de até dez recém-nascidos internados, por dia. Dependendo do peso do bebê, cerca de 1 ml já é o suficiente para nutri-lo. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

Como ser doadora

Mulheres que quiserem se tornar voluntárias devem ligar para os bancos de leite das maternidades Climério de Oliveira (71-32839264) e Iperba (71-31165118). O projeto conta, ainda, com as doações de potes de vidro com tampa plástica, que podem ser levados a qualquer unidade do Corpo de Bombeiros, na capital baiana. ‘

 Projeto Amigos do Peito viabiliza aleitamento materno Na foto: Sub-tenente Joice Gonçalves, coordenadora do projeto Bombeiro Amigo do Peito; e Juliana Brandão, advogada Foto: Carol Garcia/GOVBA

 

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Fonte: Assessoria Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Siga o Madre sem Média, curta nossa fanpage no Facebook, e fique atualizado com as principais notícias. Quer anunciar sua empresa? Fale conosco.

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2416 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*