Dois vereadores são cassados pela Justiça Eleitoral na Bahia

Na decisão publicada nesta segunda-feira, (15) o juiz eleitoral Jorge Cunha Moreira anulou os votos do partido Trabalhista Brasileiro- PDT e consequentemente os mandatos dos vereadores Carmino Oliveira Santana, Marcos Gomes de Almeida e o suplente Rogério Mororó, fraude eleitoral através da inclusão de “candidatas laranjas” em Teixeira de Freitas.

A decisão do juiz baseou-se na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, proposta por Ariston Pinheiro da Costa, candidato a vereador na última eleição. O denunciante alegou que o diretório municipal do PDT do município não respeitou o percentual mínimo das vagas destinadas a candidatas do sexo feminino, em desconformidade com o que estabelece a lei eleitoral.

Segundo Ariston, ficou evidente a prática de fraude através da inclusão de “candidatas laranjas”, que não obtiveram voto e tampouco fizeram campanha eleitoral para si mesmas, não apresentando dados contábeis compatíveis com uma campanha nas prestações de contas de campanha apresentadas à Justiça Eleitoral.

Após investigações e audiências com as supostas candidata laranjas, a justiça comprovou a veracidade das denúncias depois que uma das denunciadas Ana Paula Oliveira Santos, confessou espontaneamente perante o juiz o cometimento da suposta fraude em sua candidatura.

iante dos fatos confirmados, o juiz Roney Jorge Cunha Moreira decidiu cassar os registros das candidaturas dos denunciados. Mantida a decisão da justição, os suplentes e ex vereadores Ariston Pinheiro da Costa e Adriano Souza, assumem o lugar dos vereadores cassados.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: Neuza Brizola/Bahiaextremosul

Siga o Madre sem Média  no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 98750 – 7370. Nos insira nos seus grupos!

Sobre madresemmedia 2506 Artigos
A MADRE SEM MÉDIA é um site de notícias da internet que oferece conteúdo online para todo o estado da Bahia, com foco para os municípios de Madre de Deus (sede). São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Simões Filho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*