Campanha de vacinação contra sarampo e pólio inicia na segunda-feira, (6/8), em Madre de Deus

A campanha acontece nas unidades de saúde do município, das 9h às 15h.

A Prefeitura de Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador, informa que a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começa no dia 06 e vai até o dia 31 de Agosto. As vacinas serão aplicadas em todos os PSFs do município, das 9h às 15h, levando o cartão de vacina.

Segundo a Secretaria de Saúde, Nesta Campanha TODAS as crianças de 1 ano até 5 anos incompletos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), deverão receber uma dose adicional da vacina Tríplice Viral que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, e as duas gotinhas da Vacina de Poliomielite, que protege contra a Paralisia Infantil.

Quem deve se vacinar
Segundo a Secretária, crianças de 12 meses a 5 anos devem tomar as vacinas. As que já foram imunizadas precisam fazer o reforço com a vacina tríplice viral e a gotinha contra a pólio.

Transmissão
O sarampo é uma doença causada por um vírus e pode levar a morte se não tratada. Os sintomas iniciais são febre, tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, podendo causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. A única forma de prevenção é a vacina.

A circulação endêmica de sarampo foi interrompida  no ano 2000 e não há casos autóctones. Casos esporádicos ocorreram eventualmente desde então, relacionados à importação do vírus de várias regiões do mundo onde ainda o controle da doença não foi atingido.
Em 2018, por exemplo, São Paulo registra dois casos confirmados, importados da Ásia Ocidental e do Rio de Janeiro.

Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.
A campanha é desenvolvida pelo Ministério da Saúde e acontece a cada cinco anos. Tradicionalmente a vacinação é realizada no mês de agosto.

Siga o Madre sem Média, curta nossa fanpage no Facebook, e fique atualizado com as principais notícias. Quer anunciar sua empresa? Fale conosco.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*